o que é persona
Aprender o que é persona é uma forma de conseguir desenvolver diversas estratégias que oferecem informações relevantes sobre os seus clientes. Os conhecimentos adquiridos durante a criação das personas são extremamente interessantes para os negócios, pois eles proporcionam detalhes verdadeiros sobre os clientes. Possuir uma persona vai fazer com que fique mais fácil compreender quais são as necessidades dos seus clientes e o que deve ser feito para impulsionar os seus lucros. Conseguir identificar as necessidades dos clientes é essencial para encontrar o sucesso, por isso é interessante começar as pesquisas para criar as personas do seu negócio. A persona oferece uma visão única, personalizada e verdadeira sobre qual é o melhor caminho a ser seguido pelo seu negócio, pois ela é desenvolvida de acordo com pesquisas realizadas sobre clientes verdadeiros. A veracidade das informações das personas é uma das suas maiores qualidades, ela é responsável por determinar o sucesso da ferramenta que não pode ficar de fora das suas estratégias.

O que é persona?

Para encontrar algumas informações certeiras sobre essa valiosa ferramenta, é necessário começar com os passos iniciais e aprender o que é persona. A persona é uma ferramenta desenvolvida através de pesquisas verdadeiras realizadas para conseguir conhecer de forma mais profunda os clientes do seu negócio. A ferramenta é utilizada para criar o perfil de um cliente em potencial, são identificadas informações extremamente específicas que irão ajudar a fazer diversas ações. A persona fornece vários dados importantes e relevantes que podem ser utilizados para descobrir como o cliente irá reagir de forma antecipada, isso permite que sejam criadas diversas estratégias eficazes com facilidade. A persona é criada com base em informações reais que são encontradas durante pesquisas sobre os clientes em potencial, mas ela é uma personalidade fictícia. 

Como encontrar as suas personas?

A criação da persona deve ser realizada com cautela para garantir que as informações irão possuir a capacidade de disponibilizar excelentes resultados estratégicos. Para encontrar as personas do seu negócio, é possível utilizar os dados dos seus clientes adquiridos com o auxílio de entrevistas realizadas especificamente com essa finalidade. As entrevistas podem ser realizadas pessoalmente, mas também é possível fazê-las por vídeo chamada on-line para poder agilizar o processo de e expandir o território explorado. A coleta de informações dos seus clientes pode ser realizada em diversas ocasiões diferentes e alguns incentivos fazem com que eles fiquem mais motivados a repassar os seus dados. Oferecer descontos e brindes para os clientes que optarem por participar da coleta de informações para criar as suas personas, é uma forma interessante de criar motivação.  É importante lembrar de sempre realizar as pesquisas com cautela, pois o cliente não deve se sentir pressionado a participar das entrevistas.

Principais informações da persona

A criação da persona deve ser realizada de forma personalizada, portanto, cada negócio irá precisar descobrir informações diferentes sobre os seus clientes. Cada negócio precisa de informações específicas, mas fica mais fácil quando a pesquisa é realizada seguindo um roteiro de perguntas relacionados com profissão, localidade, escolaridade, redes sociais mais utilizadas e idade.  Comece com os dados básicos e vá personalizando as perguntas principais que precisam ser realizadas de acordo com o seu objetivo principal. Um exemplo é quando o objetivo da criação da persona é melhorar a interação da sua empresa com os clientes utilizando as suas redes sociais como base.  Para melhorar a interação, será importante descobrir como os seus clientes utilizam as redes sociais ao fazer perguntas focadas especificamente nesse assunto.   Pergunte sobre os hábitos dos clientes nas redes sociais para conseguir descobrir quais estratégias podem ser desenvolvidas para alcançar o seu objetivo. 

Como a persona pode ajudar?

Descobrir o que é persona pode proporcionar vários benefícios para o seu negócio, é importante pensar quais são os objetivos que você deseja alcançar para descobrir como ela será utilizada. Isso poderá ajudar a alavancar as vendas de um produto específico, pois ficará mais fácil identificar quais são as melhores estratégias para atrair a atenção das pessoas certas. Escolher os produtos e serviços que serão ofertados pelo seu negócio também será mais fácil quando você conhecer a persona, pois será possível identificar os seus interesses. Conseguir criar produtos que possuem uma chance maior de despertar o interesse das pessoas é extremamente importante para garantir o sucesso das vendas. Conhecer a persona também é uma forma interessante de descobrir quais são as melhores formas de se comunicar com os consumidores. A interação precisa estar presente em várias etapas da venda e é essencial que ela seja realizada com eficácia. A persona é uma ferramenta que pode ser utilizada em diversos setores que ajudam a melhorar o desempenho do seu negócio com facilidade e durabilidade.

Persona x Público Alvo

Aprender sobre o que é persona é um passo importante para conseguir desenvolver diversas estratégias para o seu negócio, mas também é essencial conseguir fazer a sua diferenciação do público alvo. Persona e público alvo são termos com significados diferentes, mas ambos possuem grande relevância e podem ser muito úteis na hora de desenvolver estratégias. Falamos mais detalhes sobre o que é persona ao longo do texto, mas agora iremos falar do público alvo para que seja fácil identificar a diferença que existe entre eles. O público alvo é reconhecido como uma quantidade significativa de pessoas que podem apresentar maior propensão a ficarem interessadas em um determinado negócio ou produto. O público alvo é um grupo de pessoas que possuem diversas coisas em comum, alguns exemplos utilizados para fazer a sua identificação são a escolaridade, profissão, idade e outros tipos de interesses semelhantes. O público alvo engloba uma quantidade maior de pessoas e faz uma identificação de informações mais abrangente, enquanto a persona oferece detalhes mais específicos. É possível utilizar ambas as ferramentas no desenvolvimento das suas estratégias, mas a persona oferece informações mais detalhadas que conseguem ajudar a compreender melhor os interesses dos consumidores. Utilizar os conhecimentos adquiridos ao conhecer as personas vai ajudar a alcançar os seus objetivos com mais facilidade. A ferramenta é muito interessante e ela pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

Você já sabia o que é persona?

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