Como funciona o Ranking do Google
Você sabia que existem duas formas de se posicionar no Google? Elas acontecem de forma paga através do Google ADS ou de forma orgânica através da indexação feita pelo próprio buscador.
Na busca paga, o Google funciona como um leilão. Esse é um processo que o algoritmo de busca faz, em cada pesquisa, para decidir se algum anúncio será exibido ou não e qual ordem de exibição ele terá. Já na Pesquisa orgânica (onde o site não paga para ser visto) o Google passa por três etapas:
Rastreamento
O Google faz o download de textos, imagens e vídeos de páginas encontradas com programas automatizados chamados rastreadores.
Indexação
É onde o Google analisa os arquivos de texto, imagens e vídeo na página e armazena as informações no banco de dados e a exibição dos resultados da pesquisa.
Exibição dos resultados da pesquisa
Quando um usuário faz uma busca, o Google retorna informações relevantes para a consulta dele, baseado nas informações coletadas, como os cookies.
Durante o processo de pesquisa, o Google ADS (pago) encontra todos os anúncios com a palavra chave daquela pesquisa e coloca na página de resultados, de acordo com a segmentação do anunciante e as informações do pesquisador. Já organicamente, existem outros métodos com o marketing digital, como por exemplo, usando o SEO. Neste artigo, abordaremos maiores informações sobre o posicionamento na busca natural do Google (orgânica).
O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization, estratégia do marketing digital que junta técnicas de otimização para site, blogs e páginas na Internet para melhorar o posicionamento orgânico dos buscadores. Uma estratégia SEO permite que seu conteúdo, baseado numa palavra chave pesquisada, fique nas primeiras posições de busca no Google, junto com os links mais vistos e clicados para usuários que não passam da primeira página da pesquisa, já que lá contém os melhores conteúdos.
O SEO ajuda seu site, blog ou loja ganhar mais visibilidade, autoridade e visitantes, aumentando as chances de conversão no funil de vendas. exemplo, usando o SEO. Neste artigo, abordaremos maiores informações sobre o posicionamento na busca natural do Google (orgânica).
Como usar técnicas SEO para rankear no Google
Para conseguir um bom posicionamento no ranking do Google é importante usar uma boa estratégia de otimização e as palavras-chave corretas: usar as que tenham um número elevado de buscas. Para isso, uma ferramenta gratuita que o próprio Google fornece é o Google Trends.
Outro ponto importante é otimização de títulos, com o número correto de caracteres (de 50 a 68) e ter um título que, além de conter a palavra chave, reflete exatamente o que o texto e conteúdo quer trazer.
Otimizar a meta description, que é a breve descrição do conteúdo da página. Ela deve conter a palavra-chave e também um número certo de caracteres (cerca de 150). Ela não faz parte direta do fator de rankeamento, mas deve ser boa e otimizada para chamar a atenção e servir de isca para o conteúdo da página.
Incluir links na sua página internos e externos ajudam a ter mais relevância. Links internos direcionam a pessoa para outra parte do seu próprio site com conteúdo relacionados e os externos seriam alianças e “featuring”, como uma tática de política da boa vizinhança, trocando conteúdo e ligando os dois produtores.
Outra técnica muito importante é a acessibilidade e a usabilidade do site. Não adianta ser otimizado se o visitante não fica satisfeito com o conteúdo, isso desestimula a busca e dificulta o rankeamento.